quarta-feira, maio 23, 2012

Vitamina D

Já é de nosso conhecimento que o colesterol é um composto de suma importância para nosso organismo. Um dos motivos dessa importância, é que o colesterol é precursor de hormônios esteróides. Os hormônios esteróides são lipossolúveis, atravessam as membranas das células e ligam-se a receptores no interior dessas, ativando certos genes que produzirão as proteínas. Os cinco principais grupos de hormônios esteróides são: progestagênios, glicocorticóides, mineralocorticóides, androgênios e estrogênios. Estes, podem ser produzidos no córtex adrenal ou nas gônadas. 
Você deve estar se perguntando até agora ''tá, mas o que a vitamina D tem a ver com isso?" Diferentemente das outras vitaminas, a vitamina D é um pré-hormônio. O produto do seu metabolismo é o calcitriol, que é um hormônio esteróide. Mas como isso acontece? Primeiramente, devemos ter em mente que a vitamina D é obtida na presença de luz solar (ou da alimentação, que veremeos mais a frente), sendo dependentes do raio UVB. O que acontece:


                                          



O colesterol se converte em 7 - desidrocolesterol , que é fotolisado pelos raios UVB que é convertido na pró-vitamina D3, e através de uma isomerização espontânea é formada a vitamina D3. A vitamina D3 será transportada para o fígado e lá é hidroxilada, formando a 25-hidroxivitamina D3 (Calcidiol). O Calcidiol é transportado para os rins e lá também é hidroxilado, formando a 1,25 diidroxivitamina D3, o Calcitriol, que é uma forma ativa da vitamina D.
A vitamina D é importante para a homeostase do nosso corpo. Além do que já sabemos sobre ela - a sua importância para a absorção do cálcio e do fósforo -estudos apontam que a carência de vitamina D está relacionado a diversas doenças conhecidas, já que o genoma humano contém mais de 2.700 locais de ligação para o calcitriol . 
A vitamina D também pode ser produzida pelo nosso organismo (além do contato com a luz do sol) por alguns alimentos, como o óleo de fígado de peixe e por alimentos fortificados, como leites e cereais. Também há a suplementação com comprimidos. É recomendado o balanceamento das formas de obtenção da vitamina D, já que é necessária grandes doses diárias da mesma, sendo assim difícil a dose diária  necessária ser obtida através apenas da alimentação, por exemplo.




      
                                                                                                                      Por Gabriella Dantas



0 comentários:

Postar um comentário