sábado, junho 02, 2012

Colesterol Alto: como evitar

     Como já sabemos, o colesterol é produzido de duas formas: uma produzida pelo fígado e outra adquirida a partir da dieta em alimentos de origem animal. Porém, certas vezes, ocorre o excesso de produção de colesterol desenvolvendo um estado clínico de colesterol alto. Mas o que pode ter levado o indivíduo a atingir tal nível?     
      Além da má alimentação, em que o indivíduo consome alimentos ricos em colesterol em excesso e que ainda possui gordura trans, ele pode ser consequência de fatores hereditários como estar a cima do peso ideal, sedentarismo e problemas de saúde como diabetes, doenças renais, doenças do fígado e doenças da tireoide.

   

Colesterol LDL
Classificação
Menor que 100
Ideal
100 - 129
Quase Ideal
130 - 159
Um pouco elevado
160 - 189
Alto
190 ou acima
Muito alto
Tabela: Classificação da quantidade de colesterol LDL encontrada no organismo

HDL Colesterol
Classificação
60 ou acima
Ideal; ajuda a reduzir os riscos
de doenças do coração.
Menor que 40 em homens e
menor que 50 em mulheres
Baixo; considerado um fator de
risco par doenças do coração.
Tabela: Classificação da quantidade de colesterol HDL encontrada no organismo

Colesterol Total
Classificação
Menor que 200
Ideal
200 - 239
Um pouco elevado
240 ou acima
Alto
Tabela: Classificação da quantidade de colesterol total encontrada no organismo


    Como pode ser observado nas tabelas acima, a pessoa que encontra-se com uma taxa de colesterol total acima de 240 já encontra-se em risco de desencadear doenças cardiovasculares devido ao  excesso de colesterol presente em seu corpo. Visto que esse quadro clínico tenha surgido de uma alta ingestão de alimentos ricos em colesterol, nosso fígado diminui sua síntese de colesterol para tentar equilibrar a taxa de colesterol total presente no organismo.
                                               
                                                        Foto: Comparação de uma artéria sadia e uma doente
    

    Quando a pessoa encontra-se nesse estado é necessário tomar certas providências, tais como exercitar-se regulamente e ter uma reeducação alimentar em que os alimentos a serem ingeridos sejam pobres em colesterol e gordura trans.
   Em resumo, os alimentos que podem elevar o colesterol são: margarina e manteiga vegetal,ricos em gordura saturada; carnes ricas em gordura como o bife e hambúrgueres; laticínios e o maior vilão, a gema do ovo.    Os alimentos que podem reduzir o colesterol são: pão integral, pão de centeio; frutas tais como maçãs e laranjas e vegetais tais quais cebola, alho e milho.    Tendo em mente essas dicas e seguindo-as o colesterol pode diminuir e se encontrar em equilíbrio e o indivíduo poderá levar uma vida saudável e sem maiores riscos à saúde.




Referências bibliográficas:
http://www.melhordanet.com/dicas/colesterol_alto.htm


http://www.corpoperfeito.com.br/ce/colesterol_alto


Postado por: Samara Cabral

0 comentários:

Postar um comentário