domingo, junho 10, 2012

Conteúdo do Seminário

No dia 31 de maio tivemos o nosso seminário, e pessoal não foi moleza não viu? Segue abaixo um resumo de tudo o que foi apresentado pelas integrantes do grupo e os banners que usamos no seminário.
Primeiramente, começamos com a maneira mais simples de entender o tema introduzindo com explicações sobre o que são os ácidos graxos, as suas denominações e as principais funções. Logo após, falamos sobre os triacilgliceróis, uma das formas mais simples de lipídeos construídos a partir dos ácidos graxos, e como ocorre a sua hidrólise no organismo. Foi falado também da Beta oxidação e da biossíntese dos ácidos graxos. Em meio a todas essas explicações, foi citada a terrível gordura trans, a sua estrutura e o seu processo de formação através da hidrogenação de ácidos graxos cis e os malefícios dessa gordura a nossa saúde.        


Clique para ampliar
                  
         Finalizado o assunto ácido graxo, começamos a falar sobre o colesterol, explicando a sua forma estrutural. Depois foram explicadas as suas funções e principais características. Na parte de metabolismo do colesterol, foram citadas as formas de obtenção desse lipídeo pelo organismo: por produção endógena pelo fígado e o intestino delgado ou pela dieta e um esquema feito mostrava, de forma resumida, porém bem explicada como ocorre a sua biossíntese. Por fim,  foi falado que o colesterol depois de sintetizado, necessitava ser transportado pelo plasma sanguíneo, dando introdução a 3ª parte do seminário.

Clique para ampliar
                           
                 Sobre o transporte de colesterol, explicamos primeiramente o que são e o papel das lipoproteínas, que são o que possibilita que o colesterol seja transportado no organismo. Enfatizamos também as apoproteínas e suas especificidades. Após esse breve introdução, explicamos sobre as duas formas de obtenção de colesterol, que são a exógena (através da dieta) e a endógena (pelo nosso próprio organismo) e explicamos como que era feito o transporte do colesterol no nosso corpo do fígado pros tecidos extra-hepáticos e dos tecidos extra-hepáticos de volta para o fígado.
                                              
Clique para ampliar
                                                 

            Depois foi a vez de falarmos sobre os efeitos do acúmulo do colesterol no sangue. Esse acúmulo nas artérias e veias pode provocar doenças cardiovasculares. Existem vários tipos e elas podem se manifestar de várias formas. Foi falado sobre as mais comuns e importantes. Começamos pela aterosclerose, da qual já foi falada sobre aqui no blog, depois falamos sobre a dislipidemia e sobre a hipercolesterolemia, que é uma forma de manifestação da dislipidemia.

Clique para ampliar
                       

            Finalizamos a apresentação falando sobre os principais tipos de tratamento para as doenças relacionadas ao colesterol, mais especificamente, falamos sobre estatinas e fibratos. Iniciamos o assunto das estatinas explicando o porquê delas serem a primeira opção no tratamento das dislipidemias, explicando a sua ação no bloqueio da síntese do colesterol; falamos ainda da grande importância econômica desse medicamento, por ocupar o primeiro lugar no ranking mundial da indústrias. E sobre os fibratos, expliquei o porquê de ser a opção no tratamento da hipertrigliceridemia e a sua ação no organismo.
Clique para ampliar
E agora, temos um novo compromisso proposto pelo professor Marcelo Hermes - três grupos foram sorteados para fazerem perguntas sobre o nosso tema do seminário; são as seguintes:
Pergunta 01 - Grupo de diabetes
"Se após a menopausa e a andropausa a taxa de produção dos hormônios testosterona e estrogênio diminui consideravelmente e esses hormônios são produzidos a partir do colesterol, existe alguma relação entre uma menor taxa de transformação e uso do colesterol em hormônios sexuais e a hipercolesterolemia?"
 Pergunta 02 -  Grupo de exercício
"Como uma superdose de ômega 3, considerado o mais saudável, altera bioquímicamente a coagulação sanguínea no organismo, retardando-a?"
Pergunta 03- Grupo de Abobrinhas da mídia
"O HDL, que faz o transporte reverso do colesterol o conduzindo até o fígado, em altas quantidades no sangue poderia levar ao acúmulo de lipídeos no fígado? se sim, quais os efeitos e/ou possíveis doenças?"
                Essas perguntas serão respondidas em nossos próximos posts.




                       

0 comentários:

Postar um comentário