sábado, maio 19, 2012

Os Fitoesteróis


             Já devem ter escutado por ai que alimentos de origem vegetal, ajudam no combate às doenças relacionadas ao colesterol, como a hipercolesterolemia (ou simplesmente, colesterol alto), não é mesmo? Bem, pois isso é verdade, tudo porque esses alimentos são ricos em um composto esterol chamado de FITOESTEROL e é sobre ele que eu vou falar nesse post.
            Os esteróis são componentes essenciais das membranas celulares e podem ser de origem animal ou vegetal. Os fitoesteróis são esteróis de origem vegetal e apresentam configuração estrutural muito parecida com a do colesterol, diferindo- se desse por possuírem 28 ou 29 carbonos (colesterol possui 27) e também um grupamento metil ou etil  adicional em sua cadeia carbônica.
            Os fitoesteróis mais conhecidos e estudados são o beta sitoesterol e beta campesterol com insaturações em sua estrutura, assim como no colesterol. Quando não se encontra essa dupla ligação, encontramos os análogos beta sitostanol e beta campestanol(esteróis saturados produzidos a partir da hidrogenação), como podem ser visualizados na figura abaixo. Esses compostos também são os mais abundantes nos alimentos naturais, tanto na forma cristalina, quanto esterificados a ácidos graxos livres, ácidos fenoléicos e açúcares.
                       
                  Apesar da sua semelhança estrutural com o colesterol, os fitoesteróis atuam de forma diferente no organismo. Com a ingestão desses compostos, foi observada uma redução de cerca de 50% na absorção intestinal do colesterol. O seu consumo, também reduz de 10 a 15% as concentrações de LDL-colesterol, sem alterar os níveis de HDL-colesterol, o que ajuda a evitar o acúmulo de placas de gordura nas artérias. Portanto, os fitoesteróis podem ajudar, e muito, no tratamento de pessoas com doenças cardiovasculares, pois segundo o Programa Nacional Americano de Educação em Colesterol (NCEP), cada 1% da diminuição do colesterol sanguíneo significa a queda de cerca de 2% do risco de doenças cardiovasculares.
            Esses compostos estão presentes em alimentos como óleos vegetais, frutas, hortaliças e leguminosas. Outros alimentos, como margarina, leites e iogurtes, entre outros, são enriquecidos com fitoesteróis e por isso são mais indicados para pessoas com níveis altos de colesterol ou com casos de hipercolesterolemia na família.
                                      


Fontes:


Por: Caroline O'hana



0 comentários:

Postar um comentário