segunda-feira, abril 23, 2012

Ácidos graxos


Olá, galerinha!
      Pra entender melhor sobre alguns assuntos que já falamos e que ainda iremos falar no blog, é de grande importância que vocês tenham um conhecimento mais aprofundado sobre o que é o ácido graxo. Então vamos lá?
     Os ácidos graxos são componentes fundamentais de grande parte dos lipídeos. São utilizados como forma de energia pro nosso corpo. São ácidos carboxílicos (que tem um grupo carboxila ligado à um carbono da cadeia principal). Uma de suas características é possuir carbono e hidrogênio em sua estrutura e normalmente são muito solúveis em água. 


     Os ácidos graxos são classificados de acordo com  suas cadeias, podendo ser  curtas (4 a 6 átomos de  carbono), médias (8 a 12 átomos) ou longas (mais do que 12). Além do tamanho de sua cadeia carbônica, eles também se diferenciam pelo número de duplas ligações. Podem ser classificados como saturados, monoinsaturados ou poliinsaturados, dependendo do número de duplas ligações na sua cadeia carbônica. Os saturados não contêm dupla ligação entre os átomos de carbono. Os monoinsaturados contêm uma dupla ligação e os poliinsaturados possuem duas ou mais duplas ligações.



     Os ácido graxos saturados estão normalmente em forma sólida, ou seja, gordura. Seu consumo exagerado pode causar um aumento da taxa de colesterol no sangue, o que é indesejável pro organismo. São fontes de ácidos graxos a manteiga, alguns queijos, bacon e gordura das carnes.
    
  Exemplo de ácido graxo saturado:

   



Ácido butírico (ácido butanóico)

     Já os ácidos graxos insaturados estão normalmente em forma líquida, ou seja, óleo. Em sua estrutura, quando os hidrogênios dos carbonos que recebem a dupla ligação encontram-se no mesmo lado do plano, são chamados de CIS. Quando estão em lados opostos, de TRANS. Os ácidos graxos trans podem ser encontrados em produtos industrializados. Em excesso, os ácidos graxos TRANS também podem causar um aumento na taxa de colesterol no sangue, às vezes ainda maior do que o aumento causado pelos ácidos graxos saturados.


     Existem certos tipos de ácidos graxos que são classificados como ''essenciais''. Esses, para serem sintetizados, precisam de outros ácidos graxos precursores, como o ácidos linoléico e alfa-linolênico, que são adquiridos apenas pela alimentação. Os ácidos graxos que precisam desses precursores para serem sintetizados são: os poliinsaturados - abrangindo o ômega-3 e ômega-6. Além desses, os ácidos graxos de cadeia muito longa, como os ácidos araquidônico e docosaexaenóico, também estão nessa situação.
     Os ácidos graxos são encontrados no nosso organismo ligados covalentemente a diferentes tipos de lipídeos. É dependendo da classificação e da configuração química dos ácidos graxos que as gorduras possuirão diferenças em seu sabor, na textura, em seu ponto de fusão e na absorção.
     Por hoje fico por aqui :) 


Fontes:


Por: Gabriella Dantas

0 comentários:

Postar um comentário