domingo, setembro 16, 2012

Tema do semestre: A redenção da gordura

         A revista Veja (Edição2275 - ano 45 - nº 26 27 de junho de  2012) publicou uma matéria sobre Gorduras e suas percepções desde os anos 80 até hoje. Já tachada como vilã e como mocinha, as gorduras saturadas e insaturadas tem uma grande repercussão em seus malefícios e benefícios até hoje.

                                                 

         A reportagem inicia-se com a informação que na década de 50 era aceito que gorduras saturadas faziam mal ao coração, aumentando a chance da aterosclerose e que gorduras insaturadas faziam bem ao coração, diminuindo a chance da aterosclerose. Assim então, uma dieta saudável seria aquela em que há grande consumo de gorduras insaturadas e pouco consumo das saturadas. Porém, a Revista trouxe que após estudos mais recentes, descobriram que a gordura saturada não é tão ruim. Seu limite diário de consumo foi aumentado de 7% para 10% das calorias ingeridas na dieta. Depois começou-se a levar em consideração as grandes vantagens das gorduras pro nosso organismo, como a composição das membranas plasmáticas das células e a ajuda no armazenamento das proteínas A, D, E e K. Outro ponto analisado foi sobre os tipos de gorduras saturadas, que são quatro: láurica, mirística, palmística e esteárica, estando estas assim, em ordem decrescente de periculosidade. A Revista também citou o grande aumento do consumo de carboidrato após o grande repudio as gorduras, o que não seria de grande vantagem ao organismo, já que o carboidrato tem uma absorção muito rápida, causando picos de insulina, o que poderia gerar, com o tempo, resistência das células à insulina e consequentemente um aumento de risco de diabetes e lesões arteriais. Na reportagem também há um quadro onde encontra-se informações sobre a hipercolesterolemia familiar, que é uma doença genética relacionada a taxas altíssimas de colesterol LDL.
         Esses estudos e mudanças de concepções sobre as gorduras foram feitos desde a década de 50 até os dias atuais, e o que pode-se observar é que com o tempo houve um reconhecimento da importância das gorduras para nosso corpo.
         Apesar de conter dados de suma importância e uma linguagem acessível para qualquer público que leia a reportagem (e não somente para médicos e nutricionistas), temos que dar ênfase a alguns aspectos.
         O tempo inteiro a Revista se refere ao LDL como "colesterol ruim", o que já foi desmitificado aqui mesmo no nosso blog (http://gorduraetal.blogspot.com.br/2012/05/colesterol-meios-de-transporte.html). Além disso, também está em discussão a questão do HDL ser chamado de "colesterol bom". Uma matéria publicada no The Lancet em 11 de agosto de 2012 desassocia o colesterol HDL da diminuição de riscos de infarto do miocárdio, o que consequentemente tira do mesmo o cargo de ser "bom". Como já é de nosso conhecimento, tanto o HDL quanto o LDL são importantíssimos para nosso organismo, mas em doses adequadas.

                  
                                                                                                     será????
       
         Também encontra-se na reportagem da Veja a informação que as indicações de consumo diário de gorduras saturadas passou de 7% para 10%, mas de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia os níveis recomendados de gorduras sempre foram de até 10%, exceto para pacientes com colesterol alto ou outras doenças cardiovasculares.
              Outro ponto que deveria ser abordado pela revista são as gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas. É de grande importância que haja a diferenciação das mesmas, já que essas possuem consequências diferentes ao nosso organismo. Dentro das poliinsaturadas encontram-se o ômega 3 e o ômega 6. Como exemplos de alimentos que contenham o ômega 3 está o óleo de girassol e soja e que contenham o ômega 3 a linhaça e os  peixes. É imprescindível que haja o equilíbrio de consumo entre o ômega 3 e o ômega 6 para um bom funcionamento do corpo. Com monoinsaturadas, encontra-se o abacate, o azeite de oliva e as castanhas.
           A gordura trans também não foi muito abordada pela Revista, o que gera preocupação, pois esta é uma das mais danosas ao organismo, já que causa alterações no metabolismo lipídico do corpo. A gordura trans é utilizada para melhorar a consistência e o sabor dos alimentos. Essa gordura é de tal importância que desde o dia 01 de agosto de 2006 é obrigatória as informações de quantidade de gorduras trans presentes em todo e qualquer alimento. Sua recomendação diária é de "o mínimo possível". Na figura abaixo encontram-se exemplos de alimentos com alta quantidade de gordura trans:

        
      Além disso, quando a Revista se refere à troca do consumo de gorduras pelos carboidratos como "a pior coisa que aconteceu na alimentação nos últimos 50 anos", ela se esquece de citar o tipo de carboidrato consumido, pois o integral, por exemplo, possui grande quantidade de fibras e pouca de açúcar, o que faz dele não tão vilão assim (além de necessário) pro nosso organismo quanto os carboidratos não integrais.


                       

         Resumindo toda essa história, podemos concluir que é de mera importância o consumo tanto de gorduras saturadas quanto de insaturadas, porém sempre com moderação. Além disso, também é de mera importância o conhecimento sobre o tipo de gordura presente em cada alimento, pois isso interfere muito em seus malefícios ou benefícios. O segredo todo está em uma dieta balanceada.
         Apesar da grande quantidade de estudos e pesquisas, gorduras é um assunto que ainda trará muito que falar no ramo da nutrição ao longo dos próximos anos.



http://cyberdiet.terra.com.br/esclareca-suas-duvidas-sobre-gordura-trans-2-1-1-478.html



                                                                                                                   Postado por Gabriella Dantas

2 comentários:

Ciência Brasil disse...

Excelente o texto de vocês !! Parabens !

Marcelo Hermes

Unknown disse...

Falou tudo sobre os pães integrais, estou removendo da minha dieta o pão normal, pois me deixa tufada http://www.vivendonatural.com/2017/09/hinode-corps-funciona-mesmo-para-estrias.html

Postar um comentário